A falta que o ferro faz na vida do idoso

ferro-idosos.jpeg

A deficiência de ferro em nosso organismo pode gerar um quadro de anemia, em recente estudo científico foi constatado uma elevada taxa de anemia em decorrência do ferro, na população idosa no Brasil (47,3%), ressaltando a importância de que essa condição seja investigada melhor, prevenida e tratada.

Esse tipo de anemia afeta os idosos, pois agrava quadro patologias já existentes, ou contribui para novas complicações que podem acarretar em um tempo maior nas internações clínicas. É justamente para que isso não ocorra, que é de suma importância que a deficiência do ferro seja precocemente diagnosticada e corrigida rapidamente, para que não comprometa a qualidade de vida da pessoa idosa.

O “grupo de trabalho” da Sociedade Geriátrica Alemã, sugeriu que a anemia nos idosos fosse considerada uma síndrome geriátrica, tamanha as consequências que causa na saúde do idoso.

Tratamento

Com o avançar da idade a absorção dos nutrientes feita pelo corpo cai consideravelmente, essa diminuição pode levar a deficiência de ferro e da vitamina B12, que pode levar a anemia e por consequência, agravar a saúde do idoso.

Pacientes geriátricos com baixo nível de hemoglobina ou anemia são beneficiados com uma dieta rica em ferro, através de alimentos funcionais e de fácil preparo, assim o idoso poderá corrigir os déficites de ferro, revertendo de forma eficiente o quadro de anemia existente. Essa é uma excelente dica.

Como evitar deficiência de ferro e anemia?

Como já dissemos anteriormente, a alimentação rica em nutrientes é a melhor maneira de se repor os níveis de ferro e vitamina B12 para os idosos, porém o processo de envelhecimento dificulta muito o processo de absorção destes nutrientes, neste caso se faz necessário a adoção de uma suplementação extra que vai acelerar este processo de absorção do nutriente pelo organismo. 

O ferro nanoencapsulado, recomendado para estes casos, diferentemente do ferro comum encontrado na farmácia, ele não tem o gosto ruim, não provocar efeitos colaterais, e é muito mais eficaz nos resultados.

Exemplos de alimentos ricos em ferro:

  • Carne vermelha e vísceras (fígado);
  • Vegetais verde-escuros (ex: brócolis, couve, espinafre), algas marinhas;
  • Leguminosas, (feijão, grão-de-bico, ervilha e lentilha), cereais integrais (ex: aveia e quinoa), sementes (gergelim e abóbora), frutas (ex: damascos secos, uva passa).

Importante: o ferro de fontes vegetais é menos absorvido que os de fonte animal, por isso, para aumentar a absorção do ferro dos vegetais é necessário incluir suco de limão e frutas cítricas (ex: laranja, goiaba, tomate) e evitar consumir alimentos ricos em cálcio, café e chás na mesma refeição com ferro, pois eles prejudicam a absorção.

A boa notícia é que mais de 75% de todas as anemias têm uma causa específica e tratável. Sendo que a melhor forma de corrigir a baixa de ferro no idoso, de forma rápida e eficaz, é aumentando a hemoglobina, através de suplementos com nanototecnologia.

A prevenção sempre é a melhor opção para se evitar este problema, sendo assim, as nutricionistas das casas de repouso e residenciais sênior, sempre estão ligadas neste assunto de suma importância na vida do idoso. Cuide-se!

.

Feito com em Itália

©2023 SSSENIOR.COM SRL

via cartesio 2, 20124 milano (MI)

P.Iva 11394990961