Ageismo é o preconceito ou discriminação baseada na idade. Infelizmente, o ageismo é um problema comum no Brasil e no mundo entero.
O termo "ageismo" foi criado pelo gerontólogo Robert Butler em 1968. Ele o descreveu como "discriminação contra pessoas idosas baseada na suposição de que todos os idosos são iguais, e essa suposição é geralmente negativa." Ele argumentou que o ageismo é tão comum quanto o racismo e o sexismo, e que é importante para os idosos lutarem contra ele.
As discriminações mais comuns contra os idosos incluem a negação de emprego ou promoção, a negação de cuidados de saúde adequados e a discriminação na vida social e comunitária.
Muitas vezes, as pessoas idosas são discriminadas no local de trabalho e são negadas empregos ou promoções por conta de sua idade. Alem disso acontece que sejam negadas cuidados de saúde adequados e pode acontecer também que sejam tratadas de forma desrespeitosa por profissionais de saúde.
Sobre isso não se pode deixar de falar que ainda há casos de negligência e maus-tratos em alguns lares de idosos no Brasil e no resto do mundo. Infelizmente, é possível que idosos não recebam cuidados adequados e sejam submetidos a condições de vida precárias devido a uma situação de fragilidade.
É importante que as pessoas próximas, como familiares e amigos, estejam atentos aos sinais de negligência ou maus-tratos e tomem medidas imediatas para proteger os idosos afetados. Isso pode incluir reportar o incidente às autoridades competentes, procurar assistência médica e legal e encontrar outra opção de residência para idoso.
Se você tiver conhecimento de maus-tratos em uma casa de repouso, é importante tomar medidas imediatas para proteger as pessoas afetadas e colocar um fim à situação. É importante lembrar que maus-tratos em casas de repouso é crime e que todas as denúncias devem ser levadas a sério e investigadas.
Para combater o ageismo, é importante promover a conscientização e a educação sobre a questão, bem como aplicar as leis e regulamentos que proíbem a discriminação baseada na idade.
Os comportamentos corretos a ter com pessoas idosas são obviamente os comportamentos validos com todos tipos de pessoas: tratar todo mundo com respeito e dignidade, evitando estereótipos negativos, e ter paciência e compreensão com as limitações físicas ou mentais que possam ter.
Alem disso é importante ouvir e valorizar as opiniões e experiências de vida das pessoas idosas, e ser solidário e respeitoso com suas necessidades especiais.
Feito com em Itália
©2023 SSSENIOR.COM SRL
via cartesio 2, 20124 milano (MI)
P.Iva 11394990961